fotos:
Escrevendo e formatando uma lista
Fazendo juntos, participando e aprendendo
Imprimindo o trabalho realizado
Sequência Didática
Elaboração: Lílian Cristina C. R. Martins
Título: Articulando diferentes linguagens na educação infantil
Área de formação humana: Linguagens
Tempo estimado: Três semanas
Material necessário: Livros infantis, computador, gravador de mp4 ou similar, impressora.
Objetivos:
- Promover o aprendizado de diferentes linguagens utilizando-se de recursos tecnológicos;
- Permitir que as crianças da educação infantil estabeleçam contato e se utilizem das ferramentas do paint para criar desenhos, ilustrando as histórias de sua preferência.
Metodologia:
1ª etapa: Realizar atividade que propicie às crianças oportunidade para expressar qual é o livro que mais gostam no acervo da sala. (poderá ser no horário da chamada, onde cada criança confirma sua presença respondendo o livro de sua preferência);
2ª etapa: Identificar e separar os livros de literatura infantil, citados na 1ª etapa;
3ª etapa: Escrever no computador a lista dos livros mencionados pelas crianças;
4ª etapa: Imprimir a lista de livros para que possam ser visualizados a medida que forem sendo lidos.
5ª etapa: Incentivar as crianças para que manuseiem e realizem a leitura (individualmente e com o professor) das histórias selecionadas;
6ª etapa: Professor deverá mediar para que as crianças se organizem em grupos de interesse pelos mesmos livros;
7ª etapa: Cada grupo contará oralmente a história escolhida, a mesma será gravada e salva no computador;
8ª etapa: Colocar áudio para as crianças ouvirem a história que contaram;
9ª etapa: Escrever o nome da história escolhida pela criança no computador, esta se desejar poderá ilustrar a história no paint;
10ª etapa: Impressão das ilustrações das histórias.
11ª etapa: Exposição dos trabalhos.
Avaliação:
Pretende-se que:
- As crianças utilizem da memória e expressem suas preferências ao escolher os livros que gostam.
- As crianças desenvolvam a autonomia para formar grupos de acordo com o mesmo interesse, ou seja, a história preferida entre os títulos.
- sejam capazes de produzir oralmente a história lida anteriormente.
- utilizem o computador como nova ferramenta na aprendizagem contribuindo no desenvolvimento educacional e pessoal.
- analisem e apreciem o trabalho realizado.
OBSERVAÇÕES
Esta atividade ainda não foi concluida, porém observamos que as crianças ficaram
entusiasmadas e surpresas ao imprimir a lista de livros que ajudaram a escrever e
formatar no computador.
Outra grande descoberta foi ouvirem no computador a história que haviam gravado no mp4, muitos riam ao escutar suas próprias vozes.
O pequeno Rafael foi mais longe, perguntou se era possivel que sua voz saísse na
impressora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA POR NOS VISITAR. SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!